Saiba o que é o funil de vendas e como funciona
Já ouviu falar em funil de vendas? Este é um processo de vendas muito eficaz que converte cada vez mais prospects (potenciais clientes) em clientes para a empresa.
Com ele, torna-se mais fácil o planeamento de ações que visam a angariação de novos clientes.
É muito importante que este processo esteja alinhado com o processo de compra do seu consumidor. Podemos ainda afirmar que esta é uma das melhores ferramentas para impulsionar a eficiência e a gestão de oportunidades.
Portanto, conhecer as suas etapas é fundamental para conquistar o sucesso nas estratégias de venda.
O seu negócio ainda não tem este processo estabelecido nas diretrizes de vendas? Então chegou a hora de mudar este cenário.
Continue a ler e descubra tudo o que precisa para utilizar esta ferramenta de forma assertiva e eficaz nas suas estratégias de marketing.
Funil de vendas: O que realmente significa?
O conceito por trás da nomenclatura funil de vendas, representa todo o processo de conclusão de um negócio. Desde a captação de um potencial cliente até à conversão final (momento em que compra).
Este funil também é conhecido como pipeline, sendo um modelo estratégico que mostra todo o percurso do cliente até a aquisição do produto ou serviço.
O mesmo é constituído por um conjunto de etapas e estímulos que servem de suporte ao processo de compra. A ideia principal é conseguir aliar as áreas de marketing e vendas da empresa.
Ao trabalhá-lo corretamente terá em mãos uma estrutura realista que fornecerá o caminho dos leads e a passagem de oportunidades no momento certo para a abordagem de venda.
Através deste funil consegue ter uma alguma percepção da forma como o seu negócio está a fluir.
E quais são as etapas que o constituem?
Antes de mais, deve saber que o processo de compra de cada cliente não é linear e muito menos homogéneo. Cada processo possui características distintas.
Apresentamos de seguida as etapas que constituem o funil de vendas e que têm o intuito de oferecer suporte ao cliente com informação e conteúdo.
Sendo assim, as principais etapas são: topo, meio e fundo.
1 - Topo do funil
Esta fase tem como principal objetivo fornecer o conhecimento da empresa e atrair leads.
O topo do funil deve ser visto como sinónimo de sondagem e qualificação de prospects. Ou seja, atrair leads qualificados e com potencial de compra para as outras etapas do funil.
Nesta fase a produção de conteúdo de valor é extremamente importante. Isso acontece porque este tem como objetivo a atração e qualificação de um potencial cliente.
2 - Meio do funil
O meio do funil tem a finalidade de aumentar a perceção do cliente, relativa ao valor e relevância do produto ou serviço.
Isto significa transformar os leads em potenciais oportunidades de venda.
Nesta fase, deve-se descobrir a real necessidade do cliente e qual o fator decisivo para a compra. Além disso, serve para ter noção do orçamento do consumidor para aquela compra.
3 - Fundo do funil
Por fim, chegamos ao fundo do funil. Esta é a fase de fecho de vendas, ou seja, de transformar as oportunidades em reais clientes da marca.
Neste momento, o mais importante é a equipa de vendas mostrar competência e apresentar o valor do seu produto ou serviço.
Isto é feito através de uma proposta de venda atrativa, que irá conquistar o cliente e auxiliar no fecho do negócio.
Desta forma, o funil de vendas da sua empresa precisa necessariamente ser um processo assertivo.
Apenas assim conseguirá potencializar as vendas e criar o maior número de oportunidades no menor tempo possível.