O que é o período de carência? O mesmo existe no seguro de vida?
Se está prestes a fazer um seguro de vida, com certeza já se deparou com a seguinte dúvida: qual é o período de carência deste seguro? Existe neste tipo de seguro?
O seguro de vida é um contrato estabelecido entre uma pessoa e a seguradora. Com o intuito de garantir a segurança e tranquilidade no caso de acontecer algum imprevisto, como doenças, acidentes ou até mesmo o falecimento.
Neste caso, a seguradora recebe um valor mensal, denominado prémio. Este valor é previamente acordado e, caso algum destes imprevistos venha a acontecer, denominado como sinistro, os beneficiários do seguro terão direito a uma indenização.
Atualmente, os contratos de seguro de vida são disponibilizados não só pelas seguradoras, mas também pelas instituições financeiras.
Desta forma, existem diversos tipos de coberturas e valores que variam de acordo com o perfil de cada segurado, encaixando de forma perfeita nas suas necessidades.
Portanto, através dele, é possível garantir algum suporte às famílias em caso de acidente, invalidez ou falecimento do contratante.
Período de carência: Afinal de contas, qual é o seu significado?
Se possui um seguro de vida ou está prestes a fazer um, deve definitivamente conhecer o conceito de período de carência.
Em suma, trata-se de um período específico determinado em contrato no qual não possui direito a ressarcimento em decorrência de algum sinistro que tenha ocorrido.
Ou seja, não poderá ativar as garantias contratadas no seguro, mesmo que esteja a pagar o prémio do serviço.
Portanto, é conhecido como o período que separa o início do seguro e a data de validação das garantias e coberturas constantes no contrato. Sendo assim, esse período inicia imediatamente após a contratação da apólice.
Agora vem a informação mais importante quando falamos sobre o período de carência num seguro de vida.
Atenção! Neste tipo de seguro não existe prazo de carência, a não ser que a morte tenha acontecido por suicídio.
Apenas neste caso é aplicada a regra, e o prazo previsto é de dois anos. Lembrando que esta informação deve constar obrigatoriamente na apólice do seguro de vida.
E como ficam os prazos e o pagamento do seguro de vida?
Em relação ao prazo, deve saber que o mesmo tem correlação ao valor que foi pago até à data do sinistro. Assim, o que foi pago em termos de prémio, irá determinar o montante de indeminização aos beneficiários do segurado. Este é chamado de capital seguro.
Simplificando, quando este prémio é acionado em caso de sinistro no seguro de vida, o pagamento é realizado diretamente à pessoa segurada ou aos beneficiários estabelecidos aquando da contratação do seguro.
Outros aspetos muito importantes que deve conhecer é como acionar a apólice deste seguro.
Quando um sinistro ocorre, o mesmo deve ser participado à seguradora. Esta, irá fazer toda a análise do caso e comprovar a sua veracidade.
No caso de acionar o seguro é indispensável a apresentação de recomendações médicas que atestem a invalidez. No caso de morte, a certidão de óbito é o documento comprobatório para ter o direito de acionar a apólice do seguro.
Estas são as principais informações que deve saber acerca do período de carência num seguro de vida.
Se precisa contratar este serviço, faça uma pesquisa de mercado a fim de encontrar as melhores propostas, de acordo com suas necessidades.