É possível transferir crédito automóvel?
Sabia que grande parte dos consumidores não sabe se pode transferir crédito automóvel?
Sendo uma dúvida muito comum, decidimos abordar o tema no nosso artigo.
Pronto para saber a resposta? Aqui vamos nós!
Transferir crédito automóvel: Tudo o que precisa de saber
Se está a considerar comprar um carro, é bem possível que tenha de recorrer a um crédito. Muitos portugueses só conseguem fazer a grande compra através de um financiamento.
E se pensa que isto só acontece quando se compra um carro novo, está muito enganado. Mesmo em carros usados é recorrente haver a necessidade de pedir um valor a alguma entidade financeira.
Os valores variam muito, podendo começar nos 2500€ e podendo ultrapassar os 25000€, tudo depende do tipo de carro e da entrada que oferecer.
Afinal, muitas famílias fazem este investimento já a pensar no futuro. Preferindo pedir um carro relativamente novo e com poucos quilómetros para garantir que dura muito tempo.
Mas lá está, se pedir um crédito com um montante alto, é bem provável que para o conseguir honrar necessite de mais tempo. Sendo possível ficar a pagar o automóvel durante alguns anos.
Tal como no crédito habitação, pode haver mudanças nas taxas ao longo do tempo que justifiquem uma mudança de crédito.
Por isso, podemos já afirmar que é efetivamente possível transferir crédito automóvel. Porém, é preciso ter cuidados para garantir que a mudança resulta em poupança.
Como é o processo?
Antes de sequer ponderar fazer a transferência, deve perceber se é vantajoso proceder com a operação.
Ou seja, deve analisar se os valores das taxas são significativamente diferentes e que impactam a prestação mensal. Nunca se esquecendo que a mudança de entidade financeira pode ter alguns custos que não compensam a alteração.
Isto porque, para transferir, deve pôr um fim ao contrato que possui atualmente. Grande parte destes contratos exige uma taxa de amortização, por isso deve perceber qual é a sua.
Depois, para conseguir um financiamento noutra instituição tem de pagar pelo menos, uma comissão de abertura e o imposto de selo.
Portanto, a decisão final pode demorar algum tempo a ser tomada. Terá de analisar detalhadamente o seu contrato atual para descobrir a comissão de amortização e os juros que serão cobrados na nova solução.
E se quiser transferir crédito automóvel para outra pessoa?
Imagine o seguinte cenário: quer vender o seu carro, mas ainda está a pagá-lo, este fator não o impede de perseguir com a venda. Pode sempre fazer a transferência para outro titular.
Este processo intitula-se de cedência de crédito, sendo necessário haver a aceitação do comprador para se realizar a transferência.
Mas não é só isto, a instituição financeira também tem de aceitar a transferência de titularidade.
Isto porque esta alteração exige uma nova análise da situação financeira do novo titular. Para simplificar um pouco vamos enumerar os passos que terá de cumprir para conseguir esta alteração:
1 – Encontrar um comprador interessado;
2 – Entrar em contacto com a entidade onde possui o empréstimo;
3 – Conhecer os termos do novo contrato;
4 – Finalização do processo.
Ficou com dúvidas em relação a transferir crédito automóvel? Pode entrar em contacto connosco que ajudamos no processo!