Como evitar o desperdício alimentar
O desperdício alimentar é uma situação preocupante e que exige atenção. Estima-se que cerca de um terço da produção mundial de alimentos acabe no lixo. E, este desperdício agrava o problema da fome, que voltou a crescer no mundo.
Apesar da quantidade de alimentos produzida no mundo já ser suficiente para suprir a necessidade de toda a população mundial, sabemos que muitas pessoas ainda padecem deste mal que é a fome.
Além dessa questão, há também um maior acúmulo de lixo. Este que resulta do desperdício de alimentos e prejudica o meio ambiente.
Para combater este problema é preciso conscientizar-se e tomar medidas que visam evitar o desperdício alimentar. Isso será benéfico para o planeta e também para o seu bolso, já que terá menos alimentos no lixo.
A seguir, deixamos-lhe 8 dicas sobre como evitar este desperdício na sua casa.
Desperdício alimentar: 8 dicas para reduzir a quantidade de alimentos desperdiçados em casa
Evitar ou, pelo menos, tentar diminuir o desperdício dos alimentos no dia a dia é, além de um ato de conscientização ambiental, uma forma inteligente de economizar.
Praticar essa economia na rotina de casa não é nenhuma missão impossível. Basta adotar algumas dicas simples que vai perceber a diferença na quantidade menor de alimentos que vão parar ao lixo.
A seguir, vai conhecer 8 dicas que te vão ajudar a reduzir o desperdício alimentar. Conheça-as.
1 - Faça uma lista de compras
Verifique o frigorífico e a despensa antes de ir às compras. Dessa forma vai saber que alimentos realmente precisa comprar. Desse modo evita fazer stock desnecessário.
2 - Verifique a validade dos produtos
Na hora de cozinhar, dê preferência aos alimentos que estão próximos do vencimento. Caso tenha dificuldade para organizar a despensa de acordo com a data de validade dos produtos, anote quais são eles em uma lista e cole no frigorífico para facilitar.
3 - Aumente a periodicidade das compras
Ao invés de fazer uma compra grande uma vez por mês, ir ao mercado mais vezes e comprar menos produtos é uma ótima medida para evitar o desperdício alimentar.
Comprar menos coisas de cada vez também vai ajudar a carregar menos peso ou até permitir comprar no mercado local, evitando deslocações longas ou o uso do carro e favorecendo a economia local.
4 - Cuidado com promoções
As promoções costumam ser irresistíveis, no entanto, são as grandes vilãs do consumo consciente.
Elas estimulam-nos a comprar uma quantidade maior de produtos, muitas vezes desnecessários e que acabam por se estragar.
Uma boa estratégia para evitar o desperdício de alimentos é usar as promoções para variar as coisas que come, por exemplo substituindo a compra de algum item pelo produto em oferta.
5 - Armazene os alimentos corretamente
Antes de guardar frutas, verduras e legumes na geladeira, higienize-os e seque-os. Depois de consumir, guarde esses alimentos em embalagens hermeticamente fechadas para evitar a proliferação de bactérias.
6 - Congele as sobras
Se cozinhar demais ou se comprar muitos alimentos frescos, congele as sobras e evite que estes alimentos se estraguem e acabem no lixo.
7 - Aproveite os alimentos em sua totalidade
Muitas vezes descartamos partes de alimentos que poderiam ser aproveitados.
É possível reaproveitar partes não convencionais, como as sobras e cascas das frutas, por exemplo, ou os talos de algumas verduras.
8 - Não descarte apenas pela aparência
Se uma fruta ou legume apresentar uma aparência feia em algumas partes, corte-as e use o que sobrou. Não há necessidade de jogar tudo fora.
Seguindo essas dicas certamente passará a ter um consumo mais consciente e evitar o desperdício alimentar, colaborando com o meio ambiente e com o seu orçamento familiar.